EQUIPE TEMPO INTEGRAL

PATRÍCIA MEDICI
Coordenadora

 

PATRÍCIA MEDICI é uma conservacionista brasileira, cujos principais interesses profissionais são a conservação da anta e das florestas tropicais, ecologia de paisagens e comunicação para a conservação. Patrícia é graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutorado em Manejo de Biodiversidade pelo Instituto de Conservação e Ecologia Durrell (DICE) da Universidade de Kent, no Reino Unido. Nos últimos 31 anos, Patrícia trabalha em uma organização não governamental brasileira chamada IPÊ -Instituto de Pesquisas Ecológicas, da qual ela é uma das fundadoras. Desde 1996, Patrícia coordena a Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB) e dedica sua vida à conservação das antas e de seus habitats remanescentes no Brasil. Em 2000, Patrícia se tornou presidente do Tapir Specialist Group (TSG) do Species Survival Commission (SSC) da IUCN, uma rede de mais de 130 conservacionistas de antas provenientes de 27 países diferentes e permanece nesta posição até os dias de hoje. Patrícia é TED Fellow desde 2014 e Exploradora da National Geographic desde 2019. Ao longo dos anos, ela foi honrada com diversos prêmios prestigiosos dentre eles: Harry Messel Conservation Leadership Award, International Union for Conservation of Nature (2004); Future for Nature Award, Future for Nature Foundation, Holanda (2008); Whitley Award, Whitley Fund for Nature, Reino Unido (2008); Columbus Zoo Commitment to Conservation Award, Estados Unidos (2017); William G. Conway International Conservation Award – Significant Achievement, Estados Unidos (2018); National Geographic Society / Buffett Award for Leadership in Conservation, Estados Unidos (2019); e, Whitley Gold Award, Whitley Fund for Nature, Reino Unido (2020).

JOSÉ MARIA DE ARAGÃO
Assistente de Campo

 

JOSÉ MARIA DE ARAGÃO tem mais de 30 anos de experiência trabalhando como assistente de campo em vários projetos de pesquisa e conservação da vida selvagem realizados pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Dentre as espécies com as quais José já trabalhou estão o mico-leão-preto, mico-leão-da-cara-preta, anta brasileira, onça-pintada, pequenos mamíferos, queixadas e catetos, aves, dentre outros. Desde 1996, José Maria tem sido o braço direito e esquerdo de Patrícia Medici, participando de todas as atividades da Inciativa National para a Conservação da Anta Brasileira em todo o país.

GABRIELA PINHO
Bióloga e geneticista

 

GABRIELA PINHO é parte do time da INCAB e pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela é doutora em Biologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e tem graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Gabriela busca contribuir para a conservação de espécies através de estudos científicos que respondam perguntas chave sobre comportamento animal, dinâmica populacional, padrões de envelhecimento, e fatores afetando o fitness de indivíduos em populações silvestres. Gabriela usou marcadores genéticos para responder algumas destas perguntas, mas também estudou quantificação hormonal, interações sociais, medidas morfométricas e sobrevivência. Ela coordenou equipes e participou de coletas de dados em campo em diversos ecossistemas (Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Alpes Franceses, e Montanhas Rochosas no Colorado, EUA). Além disso, possui experiência com ensino de alunos de graduação, e liderou workshops educacionais para turistas e crianças. A INCAB-IPÊ colabora com Gabriela desde seus estudos de mestrado—quando analisou amostras de antas e estimou o parentesco entre indivíduos. Seu papel principal na INCAB-IPÊ é utilizar as amostras coletadas nos últimos 27 anos para gerar conhecimento sobre o comportamento social da anta, assim como estudar a genética de populações desses animais em escala continental. Sua motivação para fazer parte da equipe INCAB-IPÊ é produzir conhecimento científico que atualmente está indisponível para a espécie e usar esse conhecimento para promover a conservação de antas e de seus ambientes.

ALEXANDRA TISO
Veterinária

 

ALEXANDRA TISO CUMERLATO é graduada em medicina veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005-2011), possui Residência em Medicina de Animais Silvestres pelo convênio entre a Universidade Estadual Paulista (UNESP Campus Botucatu) e o Parque Zoológico Municipal de Sorocaba (2012-2014). Concluiu especialização em Odontologia Veterinária na Universidade de São Paulo (2014-2016). Durante sua trajetória profissional, Alexandra atuou como médica veterinária autônoma em clínica de pequenos animais e silvestres/exóticos, bem como na odontologia veterinária. Foi voluntária e trabalhou em diversos projetos de pesquisa e conservação com mamíferos silvestres (captura, anestesia, coleta de material biológico, avaliação de saúde, avaliação odontológica, processamento e armazenamento de amostras). Atualmente, faz parte da equipe da INCAB-IPÊ em tempo integral.

FERNANDA JACOBY
Veterinária

 

FERNANDA CRISTINA JACOBY é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Durante sua graduação, foi voluntária em diversos projetos de conservação, onde desenvolveu atividades como monitoramento de fauna atropelada, instalação de armadilhas fotográficas, identificação de espécies e captura de animais selvagens. Adicionalmente, atuou em uma organização chamada Associação Mata Ciliar, auxiliando no manejo, clínica, cirurgia e anestesia de animais silvestres. Fernanda vem atuando na INCAB-IPÊ desde julho de 2022, onde desempenha atividades como contenção química das antas de vida livre, coleta e processamento de material biológico para avaliação do estado geral de saúde, necropsia de animais atropelados, processamento de dados, auxiliando também no monitoramento por armadilhas fotográficas. Seu objetivo no projeto é contribuir para entendimento de como agentes etiológicos e a antropização podem afetar a vida dessa espécie, desenvolvendo novas pesquisas para a conservação da anta brasileira.

RAQUEL ALVES
Comunicadora

 

RAQUEL ALVES é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desde o final de sua graduação atua com a comunicação ambiental. Durante a graduação participou de projetos de extensão trabalhando com a comunicação por meio de mídias sociais, sendo essa uma de suas áreas de interesse. Ao final da graduação desenvolveu uma reportagem hipermidiática sobre os impactos dos agrotóxicos para comunidades tradicionais no Mato Grosso do Sul e a reportagem foi vencedora na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), na etapa regional e nacional. Trabalhou em uma Organização Não Governamental com atuação no Pantanal e Cerrado, atuando na comunicação de projetos socioambientais. Sua principal área de interesse é a comunicação ambiental por meio das mídias digitais. Recentemente passou a compor a equipe da INCAB-IPÊ, atuando na comunicação do projeto. Seu objetivo no projeto é comunicar a relevância da conservação da anta e destacar a produção científica da INCAB-IPÊ.

GURUS

ALEXANDRE RODRIGUES
Expert em Reprodução

 

ALEXANDRE RODRIGUES é Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias; Professor Titular do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, onde coordena o Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, com foco em desenvolver biotecnologias reprodutivas para cães e para a vida selvagem; Pesquisador de Produtividade Nível 1B do CNPq/MCT; Membro-Diretor do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal; Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Andrologia Animal;

Membro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens. Autor do Livro “Assisted Reproduction in Wild Mammals of South America”, publicado em 2024 pela editora internacional CRC-Press, Taylor and Francis.

ANDERSON EDUARDO
Expert em Data Management e Data Analysis

 

ANDERSON EDUARDO é Biólogo Computacional, graduado em Ciências Biológicas e graduado em Ciência da Computação. É pós-graduado em gestão e manejo ambiental (UFLA), Mestre em Ecologia e Conservação (UESC) e Doutor em Ecologia e Biomonitoramento (UFBA). Foi professor de Estatística Aplicada na Universidade Federal da Bahia e realizou pós-doutorado com Ciência de Dados Biológicos na Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, é Professor, Pesquisador e Consultor de Analytics na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Também é pesquisador associado do Laboratório de Pesquisa Integrativa em Biodiversidade (PIBI Lab – UFS) e Cientista de Dados colaborador do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas). Atua nos campos Inteligência Artificial Aplicada, Ciência de Dados Ambientais, Ciência de Dados de Saúde, e Biologia Computacional. Tem mais de 10 anos de experiência com matemática aplicada, estatística aplicada, modelagem data-driven, design e análise de algoritmos e inteligência artificial aplicada à sistemas biológicos complexos.

CAIO MOTTA
Expert em Medicina da Conservação e Anestesia

 

CAIO MOTTA é veterinário formada pela Universidade de São Paulo. Doutor em Epidemiologia pela Universidade de São Paulo, com Programa de Intercâmbio de Doutorado na Universidade de Minnesota (EUA). Atuou como veterinário e pesquisador na Fundação Zoológica de São Paulo durante onze anos (2011-2021). Atualmente é Professor de Medicina da Vida Silvestre e Patologia Clínica da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Especialistas em Planejamento de Conservação (IUCN-SSC-CPSG) e Pesquisador do Programa de Conservação de Mamíferos do Cerrado. Professor do Mestrado em Conservação da Vida Silvestre da Universidade Federal de São Carlos (PPGCFau-UFSCar). Colabora com a elaboração de políticas públicas e planejamentos de conservação nas esferas estadual e federal.

CAROLINE TESTA JOSÉ
Expert em Toxicologia e Necropsias

 

CAROLINE TESTA JOSÉ é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em 2015. Atuou por oito anos como Médica Veterinária e Responsável Técnica (RT) do Criadouro Conservacionista e Comercial Tarumã, sendo responsável pela clínica, medicina preventiva, anestesia, cirurgia e conservação de animais silvestres nativos e exóticos, exercia junto com a área de Biologia, o manejo dos animais, enriquecimento ambiental, reprodução (com foco nas espécies ameaçadas de extinção), incubação de ovos e criação artificial de filhotes de animais silvestres nativos, exóticos e domésticos e participação das atividades de educação ambiental realizadas dentro e fora do criadouro, realização de funções administrativas gerais, execução de relatórios semestrais e anuais de acordo com as leis e instruções normativas para os órgãos competentes (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente – SMA). Por três anos trabalhou em tempo integral na INCAB-IPÊ, atuando em todas as frentes do projeto, principalmente, no Bioma Cerrado. Por quatro anos realizou trabalhos de consultoria através de levantamento, monitoramento e resgate de fauna nativa em grandes empreendimentos (Parque solar, Parque eólico, Linha de transmissão -LT). Atualmente trabalha na Associação Mata Ciliar (AMC), atuando principalmente nos projetos de conservação em vida livre, reprodução de felídeos e canídeos e resgate de fauna.

FERNANDA ABRA
Expert em Ecologia de Estrada

 

FERNANDA ABRA é Bióloga, Mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Doutora em Ecologia aplicada pela USP e, atualmente é pesquisadora posdoc associada ao Centro de Conservação e Sustentabilidade do Smithsonian em Washington DC, Estados Unidos.

Lidera o Projeto Reconecta, onde instalou 30 passagens superiores de fauna para beneficiar espécies arborícolas na BR-174, juntamente com a Comunidade Indíigena Waimiri Atroari (apoiada pelo DNIT, IBAMA, Programa Waimiri Atroari e UFAM). É sócia-diretora da ViaFAUNA desde 2014 e já coordenou mais de 50 projetos de mitigação de atropelamento de fauna em rodovias e ferrovias no Brasil.

Possui interesse na área de Ecologia de Estradas, especialmente sobre padrões espaciais e temporais da mortalidade por atropelamento de mamíferos de médio em grande porte, bem como em conhecer custos de segurança humana e econômicos oriundos da colisão envolvendo animais em rodovias. A contribuição de seu trabalho como pesquisadora e na consultoria ambiental é pela redução dos impactos de atropelamento de animais em empreendimentos rodoferroviários, recomendando, de formas inovadoras, diferentes tipos de medidas de mitigação.

Fernanda atua voluntariamente em projetos de conservação de espécies ameaçadas como a anta (INCAB/IPÊ – Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira) e tamanduá-bandeira (Projeto Bandeiras e Rodovias) no Estado do Mato Grosso do Sul. Coordena as frentes de trabalho relacionadas aos impactos de transportes lineares dos Planos de Ações Nacionais dos canídeos e ungulados ameaçados de extinção do ICMBio.

Fernanda foi ganhadora do Future For Nature Awards 2019, e palestrante do TEDx São Paulo em 2020. Em 2021 foi ganhadora dos Prêmios: McKeena Travers (Reino Unido), e do Prêmio de jovem conservacionista da Sociedade Americana de Primatologistas (Estados Unidos).

IARA RAMOS
Expert em Dimensões Humanas

 

IARA RAMOS é amazônida e paraense. Bióloga graduada com Bacharelado pela Universidade Federal do Pará, cresceu fascinada pela força que a natureza desperta nas pessoas. Hoje, se dedica a pesquisa e a tornar instituições e empresas sustentáveis através da coexistência com a fauna, mantendo a floresta viva. Fundadora da Coexista, é uma profissional que construiu sua carreira na Sociobiodiversidade dialogando com as pessoas e entendo suas relações com a natureza.

MARCELO MAGIOLI
Expert em Isótopos

 

MARCELO MAGIOLI é Doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo – CENA/ESALQ/USP (2018). Pesquisador associado e vice-presidente do Instituto Pró-Carnívoros (2023-2027). Pesquisador colaborador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (ICMBio/CENAP). Pesquisador de pós-doutorado no Laboratório de Ecologia e Conservação (LAEC), campus Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Mammalogia (SBMz 2021-2024). Desenvolve estudos com ecologia trófica, comunitária e funcional, utilizando mamíferos como modelos biológicos.

MARIANA LANDIS
Expert em Conflito Humano-Anta

 

MARIANA LANDIS é bióloga, mestre em Ecologia e Evolução e doutora em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP. É fundadora e diretora executiva do Instituto Manacá desde 2014, onde atua em projetos de conservação da biodiversidade e coordenadora executiva do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, cujo objetivo é melhorar o status de conservação dos grandes mamíferos ameaçados de extinção no maior remanescente de Mata Atlântica. Possui interesse na área de ecologia e conservação de grandes mamíferos, especialmente a respeito dos impactos antrópicos sobre as populações de espécies ameaçadas e coexistência humano-fauna. É membro do Tapir Specialist Group SSC/IUCN, membro do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ungulados e colabora com a INCAB-IPÊ no componente de pesquisas sobre conflitos humano-anta.

MARON GALLIEZ
Expert em Reintrodução e Translocação

MARON GALLIEZ é formado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2005), com mestrado (2008) e doutorado em Ecologia (2012), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui interesse na área de Ecologia, Biologia da Conservação e Manejo de Animais Selvagens, com foco em populações de mamíferos. Atualmente, é professor de Ecologia e Zoologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro, diretor vice-presidente da ONG Refauna e membro do Grupo de Especialistas em Antas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). No momento, coordena o projeto de reintrodução de antas no estado do Rio de Janeiro, onde a espécie esteve extinta entre 1914 e 2018, quando o projeto começou.

PAULA PICCIN
Expert em Comunicação

PAULA PICCIN é jornalista com especialização em meio ambiente e comunicação institucional no Terceiro Setor. Tem mais de 20 anos de experiência com comunicação da causa socioambiental e conservação da biodiversidade (clima, proteção de fauna, restauração florestal). Atualmente é Coordenadora de Comunicação do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

PAULO MANGINI
Expert em Medicina da Conservação

 

PAULO MANGINI é médico veterinário especializado em medicina e manejo de animais selvagens, com ampla experiência em diferentes grupos taxonômicos. Mestre em Ciências Veterinárias e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, atua em campo com antas e outros ungulados de vida livre desde o início da década de 1990, sendo um dos veterinários de campo pioneiros na captura e investigação epidemiológica de antas e queixadas em vida livre no Brasil. Em três décadas de trabalho em campo já atuou em diversos biomas brasileiros e da América Latina, realizando a captura e investigações de saúde em diversas espécies, desde pequenos vertebrados a grandes mamíferos. Foi o primeiro médico veterinário da INCAB-IPÊ.

RAFAEL RUAS MARTINS
Expert em Geolocalização

RAFAEL RUAS MARTINS é formado em Ciências Biológicas desde 2005. Atuou no IPÊ – Instituto de Pesquisas Biológicas – de 2004 a 2008 – como analista de SIG – Sistemas de Informações Geográficas – em projetos de pesquisa e conservação. Rafael apaixonou-se por essa ferramenta, através da qual pode conciliar tecnologia com conservação. Paralelamente aos projetos de conservação, Rafael obteve capacitação e tornou-se instrutor certificado de geotecnologias ESRI e especialista em banco de dados para poder replicar suas experiências e habilidades de aplicações de geotecnologia, adquiridas em mais de 18 anos, na conservação e em outras áreas de negócio para profissionais e empresas do Brasil todo. Entre 2016 e 2021, Rafael aplicou geotecnologias no segmento de manejo florestal de áreas plantadas na Mata Atlântica e Cerrado e manejo de baixo impacto de floresta nativa na Amazônia. De 2021 até hoje, é responsável pelo monitoramento de projetos de geração de crédito de carbono na Amazonia, aliando (geo)tecnologias nos processos de medição de indicadores de conservação. Rafael é consultor voluntário da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB), colaborando com análises de dados espaciais da anta.

ROBERTA MONTANHEIRO PAOLINO
Expert em Ciências Sociais

 

ROBERTA MONTANHEIRO PAOLINO possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado (2010) e Licenciatura (2011) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLPR) – USP. É mestre em Ciências Biológicas pela FFCLRP – USP (2015) e doutora em Ecologia Aplicada pela ESALQ – USP (2021). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Programa USP Sustentabilidade. Fez parte do mestrado no Patuxent Wildlife Research Center (USGS-EUA) e parte do doutorado na Cornell University (EUA). Tem experiência nas áreas de Ecologia e Zoologia, com ênfase em Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação. Trabalha atualmente com os seguintes temas: modelagem de uso de habitat e ocupação da paisagem, estimativas de parâmetros populacionais, ecologia de comunidades, mastofauna de médio e grande porte, felinos, avifauna, Cerrado, Mata Atlântica, agroecossistemas, legislação ambiental, bioindicadores, dimensões humanas, coexistência humano-fauna transdisciplinaridade e educação.